sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sintese


                       Grupos: Defesas, Forcas Ocultas,
                                        Papeis e Dinâmica



   Grupo é uma unidade constituídas por pessoas com papeis interdependentes orientadas para objetivos comuns, regulando seu comportamento por normas estabelecidas pelos elementos do grupo.
   A primeira meta do trabalho em grupo é aprender através da coletividade. O individuo necessita experimentar, errar, aprender e ate a se comportar de forma adequada, contando com a colaboração dos outros membros.
   A psicologia social é um tipo de grupo que estabelece ligação entre o individual e o coletivo. O elemento central  é a interdependência entre os membros, a partilha de um objetivo comum e a existência de papeis e normas.
Os grupos divide-se em dois:
  •     PSICOGRUPO: Grupo informal dirigido e orientado em função dos membros.
  •    SOCIOGRUPO: Grupo de tarefa – orientado e organizado para execução de tarefas.
   Kurt Lewin criou a Teoria de Campo, ou seja, o homem age  num mundo de forcas com cargas positivas e negativas.  Em outras palavras, Lewin diz que não podemos compreender o comportamento de um individuo sem considerar os fatores externos e internos a pessoa.
   Campo quer dizer espaço da vida de uma pessoa, constituindo a persona.  O comportamento do individuo depende das mudanças que ocorre em seu campo em certo momento.
    A metodologia da Dinâmica de grupo:
  •    Analisa do ponto de vista individual as estruturas do grupo;
  •    Pesquisa e desenvolve experiências;
  •    Os instrumentos para essa  analise é a representação do grupo e seu ambiente, formando o Campo Social;
  •    O individuo e seu ambiente forma o Campo Psicológico
  • Os dois grupos(Social e Psicológico) forma uma totalidade dinâmica e estruturada. Apartir da interelacões dos grupos é formado o comportamento social. 
  Moreno, desenvolveu outro grupo; SOCIOMETRIA que são as escolhas interpessoais ligando o grupo as pessoas, com o objetivo de desvendar a estrutura socioafetiva dos grupos, revelar teia de interação e comunicação de todos que se relaciona com indivíduos, mostrando a dinâmica de grupo que esta inserido, assim constituindo o SOCIODRAMA- Canais de informação paralela, com comunicação informal.
  A atividade global do grupo, objetivos, programa e esperanças influi na forma de interação, ou seja, eles se aliam ou se excluem. O conjunto socioafetivo é formado por uma rede informal de comunicação, expressando a composição latente do grupo.
   A personalidade social pode ser ajustada de acordo com a situação, aprendendo e assumindo papeis e ate ser capaz de mudar de papel, ou seja, apartir surge o psicodrama, possibilitando a teoria da espontaneidade e elimina dos papeis crônicos, ficando como conserva cultura cristalizada.
  O psicod
rama também é uma experiência vivida, pelo e para o grupo, no qual o individuo compartilha seus problemas com outros.
Herbert Kelman, desenvolveu um processo chamado influencia social, que influencia a atuação do individuo e esta classificado em:
  • COMPLACENCIA: Adoção de atitude ou opinião que outro grupo ou pessoa deseja para conseguir reação favorável sem compartilhar.
  •     IDENTIFICAÇÃO: Adoção de atitude ou opinião por se identificar, e incorporando-a.
  •     INTERNALIZAÇÃO: Adoção de atitude  como se fosse  sua, por adequar a necessidade de resolver problemas.
Thibalt e Kelley- Associou a psicologia do comportamento com a teoria da economia popular, sendo uma adoção de determinado comportamento, baseado no equilíbrio entre recompensa e custo para tal comportamento.
W. R. Bion: Estuda o comportamento do grupo de fatores emocionais:
  •      Combatividade;
  •      Fuga;
  •      Parceria;
  •      Dependência
O grupo trabalha no nível de tarefa, sentido de colaboração, com elementos conscientes. Já a cooperação identifica elementos inconscientes. Um grupo cresce pelas etapas:
  •     Dependência: Lider comanda;
  •     Luta: Inicio da maturidade;
  •     Pareamento: ( criação de subgrupos) o grupo liga-se ao líder.
Bales- Enfatizou mais grupos e menos indivíduos, como esquema de observação.
                              
                             Principais tipos de grupos:
  •   Grupo de Treinamento: Seu objetivo é auxiliar seus membros a desenvolver mudanças construtivas em seu “eu” social, por meio da analise de experiências presentes e imediatas, visando a aprendizagem;
  •    Trabalho: Possui como objetivo foco na execução de tarefas e solução de problemas. Podendo mudar as maneiras de agir, processos e a pratica dos membros;
  •    Terapia: Analisa as razões intimas que leva a pessoa agir de tal maneira, tentando descobrir seu “eu” intimo, ou seja, da ênfase no trabalho interior  e problemas de comportamento;
  •   Formação (Tgroup) Mailhiot: Igualdade dos membros durante a experiência, servindo como aprendizado, algo que a sociedade nos obriga a representar na vida real, sendo uma comunicação de pessoa à pessoa e não de personagem para personagem;
  •    Grupo Centrado em si mesmo (Meignez): Informação dos sentimentos e percepção, visando atingir um nível profundo de comunicação;
  •    Encontro (Rogers): Poucos participantes com ajuda de um líder, dentro de um clima de liberdade de expressão, criando coragem para liberar barreiras e ate ter uma relação aberta e direta com os outros. Pode ser chamado de “encontro básico”, relação imediata de pessoa para pessoa.
                 Estudos de grupos nas organizações

  •    GRUPOS FORMAIS: Criado apartir da divisão do trabalho, pela organização formal, podendo ser permanentes ou temporários, possuindo normas, regras e regulamentos;
  •   GRUPOS INFORMAIS: Surgem do espontâneo, podendo ser verticais ou horizontais. Os verticais são alianças contrarias entre pessoas desiguais; as horizontais cruzam as linhas departamentais, possuem padrões de conduta e atitude.
  •  Likert- Enfatiza que entre as características estão presentes as metas, coesão, normas e acordo.
              Dinâmica de grupo em terapia
Grinberg- definiu grupo psicológico como pluralidade das pessoas que estabelece relação precisa e sistemática entre si. Forma a estrutura e organização moldadas pela convivência criando vínculos. A psicoterapia de grupo evidencia o campo trabalhado pela interação de seus participantes.
Deleuse e Guattari – Transversalidade - o grupo seria não só uma unidade de análise, mas também uma unidade para análise, ou seja, é uma comunicação máxima.
 Lapassade - análise institucional ou Socioanálise- Revela que os  grupos é determinante no seu funcionamento.
Gregório Baremblitt- considera que a dinâmica é originada do campo de vida social, dispondo de três áreas principais de geração e ação: a medicina, a pedagogia e a sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário