quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conserva cultural, Cristalizacao, Espontaneidade e Criatividade


              Conserva cultural, Cristalização, Espontaneidade e Criatividade


A conserva cultural esta ligada ao comportamento, hábitos, ideias e ate ao materialismo. Busca a preservação e continuidade (EGO). Pode ser considerada como um produto acabado, embutindo  assim, a qualidade, por exemplo, o ser humano; ou ate uma obra acabada como é o caso do livro e objetos criados.
É também um ponto de partida para a criatividade.

A cristalização é uma estagnação sem mudança, ou seja é um apego excessivo, ou ate opinião e comportamento. É também um ato de concentrar ou fixar-se um sentimento, ideia ou assunto.
A cristalização possui um universo fechado. Existe um outra definição que é cristalização da atenção, sendo o oposto da atenção flutuante, ou seja, é composta por uma atenção muito concentrada.
“Absorção de uma ação criadora em produto, simulação, modelo, o que entrega acervo cultural de sociedade.”
Esse conceito faz parte tanto da conserva cultural quanto da cristalização de uma determinada sociedade. Como cristalização não será usado ficara apenas guardado. Já como conserva cultural vai haver um ponto de partida, ou seja, um salto qualitativo (insight). Podendo contrapartida na conserva cultural, mas deixando claro que o problema não é a mesma e sim o não uso dela, ou seja, se um livro esta na biblioteca e ninguém pega para lê-lo, o livro fica cristalizado.

Espontaneidade é a energia que funciona como dinamizador em campos coletivos. Age no presente aqui e agora, liberando pensamentos emocionais no inconsciente. Possui comportamentos coletivos, ou seja, outras pessoas nos ensina a aprender coisas novas.
Tem um modo catalisador e liberal. Não é regida pela consciência e coerência, estimula novas respostas para situações conhecidas adequadas de respostas diante das situações inesperadas, a partir dai o passado é catalisado e renovado.

Criatividade é a substancia que capacita a ação aptidão à aptidão. Desfixa do EGO e encontra novos elementos do inconsciente gerando conflitos e para a resolução desses conflitos, utilizam-se os mecanismos de defesa. Pode ser ainda uma alternativa para compreender o rendimento humano, ou seja, é criação de novas coisas, podendo ser ate repetidas as ações, mas de forma que melhore esse rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário