quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Behaviorismo e Gestalt


             Behaviorismo e Gestalt

Behaviorismo significa, conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as diversas teorias sobre o comportamento na psicologia.
A teoria do Behaviorismo (JOHN B. WASTSON) teve inicio em 1913 com o manifesto “a psicologia como um comportamento a vê.”, defendendo a idéia de que a psicologia não deveria estudar processos da mente, e sim o comportamento, pois é visível e passível de observação por uma ciência positivista.
O behaviorismo é dividido em três tipos: Clássico, Filosófico e Radical.
-O behaviorismo Clássico:
É a teoria que crê que é  possível prever e controlar a conduta humana, com base no estudo do meio em que o individuo vive. Afirmando que, qualquer modificação orgânica pode provocar manifestações do comportamento. Com base nessa teoria o organismo trabalha como mediador entre o estimulo e a resposta, ou seja, é um sistema de aprendizagem, através da idéia de interação estimulo-estimulo.
-O behaviorismo Filosófico:
Consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas do pensamento. Defende que o “estado mental”, é na verdade, a idéia de disposição comportamental ou tendências comportamentais. Portanto, os estados mentais, seriam apenas descrições de comportamentos.
-O behaviorismo Radical
: Proposta filosófica sobre o comportamento humano, sendo radicalmente contra causas internas, (mentais), negou a realidade e a atuação dos elementos cognitivos.
Sknner acredita que o individuo é um  ser único, homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente.
A mensagem behaviorista é clara: o gênero humano pode controlar seu destino, se projetar um mundo melhor para viver.

                    Gestalt

O Gestalt significa uma identidade concreta individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou uma configuração como um de seus atributos.
A gestalt é também conhecida como “psicologia da boa forma”.
Tem a concepção que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Por meio de suas leis , o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou idéia.
Segundo o psicólogo Christian Von Ehrenfels, existe duas características da forma – as SENSIVEIS, que são as inerentes ao objeto, e as FORMAIS,  que incluem as impressões sobre a matéria.
As leis da Gestalt foram elaboradas durante o processo de percepção, com o objetivo de conhecer os objetos, são elas:

 -Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual;

- Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo;
- Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas;

- 
Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante;

- Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcado;

- 
Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.


Existe também a gestalt  terapia, que é uma abordagem psicológica, e que possui uma visão de homem e de mundo pautadas na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo.
Tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. Por ser considerada uma abordagem Humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial.
 A Gestalt-Terapia foi desenvolvida como modelo psicoterapêutico, sendo considerada uma teoria bem desenvolvida que combina abordagens Fenomenológicas, Existenciais, Dialógicas e da Teoria do Campo aliadas ao processo de transformação e crescimento humano.  
 A Gestalt terapia pode ser utilizada no atendimento individual, de grupos, familiar, de casais, infantil e até em organizações. A visão holística que permeia o pensamento gestáltico possibilita a sua utilização em grupos. Fritz Perls costumava realizar Workshops com grupos e casais. O próprio Perls, certa vez, declarou preferir o atendimento em grupos ao atendimento individual, pela sua eficiência, e principalmente por poder colocar os clientes diante de situações onde estes poderiam ser mais espontâneos.

 A gestalt e o behaviorismo diferenciam-se na questão da diretividade e do método fenomenológico. Para Sknner o behaviorismo é uma forma de humanismo, portanto essa é uma semelhança entre ambos, pois a Gestalt é uma terapia humanista.
O behaviorismo é considerada uma forma humanista pois a filosofia afirma que o ser humano pode tomar as rédeas de sua vida, de sua existência e criar- se a si mesmo, e ate questionar a noção ingênua de livre- arbítrio individual.










                 Referencias bibliográfica




Nenhum comentário:

Postar um comentário